sexta-feira, 8 de janeiro de 2010


O pessimista queixa-se do vento, o otimista espera
que ele mude e o realista ajusta as velas.
(Willian George Ward)




Adapte-se

Assim, na vida diária, é preciso praticar a visão dupla, ou seja, a visão que permite ao sábio(você), enxergar os dois lados da mesma situação. Vamos supor que você tem uma viagem de negócios marcada para as 14 horas em outro Estado. Você comprou passagem antecipada, saiu de casa mais de duas horas antes do embarque e mentalizou positivamente para obter o contrato da sua vida. Quando pisou na rua em direção ao aeroporto, começa uma chuva assim do nada. O céu escureceu, os ventos zuniram e os táxis sumiram. Uma hora depois você está no meio do maior engarrafamento dos últimos tempos, mas, como você saiu bem mais cedo de casa e é otimista, acredita que vai chegar á tempo no aeroporto. É, mas não deu, quando você conseguiu chegar, o avião já havia saído há mais de meia hora.
E agora? Sentar no saguão e chorar, ou ligar para mamãe e pedir colo? Brigar com Deus ou cortar o dízimo da Igreja?. Você vê o seu mundo desabar. Até que ao entrar no táxi de volta para casa, ouve a terrível notícia: os passageiros do vôo tal ( o seu vôo) morreram em acidente aéreo onde o avião explodiu assim que saiu do aeroporto (fato verídico).E agora? Rir ou chorar?


Todas as situações tem dois lados, todas sem excessão. Até para a morte, podemos enxergar dois lados, um é o lado negativo, a saudade, a dor da perda, o outro é o positivo, é o reencontro do espírito com a sua verdadeira morada, ou, em alguns casos, o término de um sofrimento terrível.Não sei porquê e nehum filósofo explicou, por quê nós, seres humanos, em 99,9% dos casos, enxergamos apenas um dos lados, e normalmente, o lado trágico das coisas.Como adoramos uma tragédia, e se é com a gente, que seja a maior tragédia, afinal de contas, nem eu e nem você somos pessoas de "tragédinhas", nós pensamos "alto", nós somos "the best" (ou as bestas), que pegamos a nossa dor e transformamos em um verdadeiro tormento.


Por isso, pare de sofrer antecipadamente, e procure olhar de fora para o problema. Um lado você já conhece, o lado da dor, então é hora de pensar nas outras possibilidades. Não entre nessa de dizer que não tem saída, isso é uma desculpa do nosso interior derrotado, aquele interior que "gosta do sofrimento" (Todo mundo tem um "eu" masoquista).
Tenho certeza que você vai se surpreender com as possibilidades que vai encontrar. dependendo do problema que te aflige, poderá encontrar uma saída tão fácil, mas tão fácil que você vai pensar: "Como é que eu não pensei nisso antes...". É assim, a vida fecha uma porta, Deus abre uma porteira, mas depende da sua vontade de ir buscar essa saída.Que tal começar agora?


Paulo Roberto Gaefke

3 comentários:

  1. Aquele seu Antonio, o ex-padre, aquele meu antigo vizinho, um dia me disse que a visão humana é limitada, e exemplificou: Olhamos em linha reta para a lua, mas o que vem depois dela?

    Quando parece que para algum fato ou alguma coisa não há mais saída, é sinal que já é hora de passar por um caminho extreito que conduz a um campo maior, de alguma coisa bem melhor que a visão humana não pode alcançar.

    Difícil é perceber que a nossa vontade não prevalesce, o que prevalesce é a vontade da conspiração do universo, a vontade de Deus que através das apresentações dos sinais sempre diz:

    Não tenhas medo, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, tu és meu! Se tiveres de atravessar as águas (da provação e dos mais diversos problemas...), eu estarei contigo. E os rios (dessas dificuldades) não te submergirão; se caminhares pelo fogo (das tentações, das maldades humanas), não te queimarás, e a chama não te consumirá. Pois eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu salvador. (Se algum dia te seqüestrarem de mim...), dou tudo por teu resgate, em compensação. Porque és precioso a meus olhos, porque Eu te aprecio e te amo, entrego reinos e nações em troca de ti. Fica tranqüilo, pois estou contigo" (Cf. Is 43, 1-5).

    AMÉM.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Lice, procuro praticar isso na minha vida sempre, embora em alguns casos falhe, mas na vida temos que olhar as situações de vários ângulos mesmo.

    Abs

    ResponderExcluir